Na maioria dos casos duas refeições ao dia são preferíveis a três. O jantar, quando muito cedo, interfere com a digestão da refeição anterior.
Sendo mais tarde, não é digerido antes da hora de deitar.
Assim o estômago deixa de conseguir o devido repouso. O sono é perturbado, cansam-se o cérebro e os nervos, é prejudicado o apetite para a refeição matutina, o organismo todo não se restaura nem estará preparado para os deveres do dia.
O costume de comer apenas duas vezes por dia, em geral, demonstra-se benéfico à saúde; todavia, sob certas circunstâncias, algumas pessoas poderão ter necessidade de uma terceira refeição. Esta, porém, deve ser muito leve, e de comida de fácil digestão.
Bolachas de sal, ou pão torrado e fruta, ou bebida de cereais torrados, eis os alimentos mais próprios para a refeição da noite.
A maioria das pessoas desfruta melhor saúde tomando duas refeições ao dia, em vez de três; outras, sob as circunstâncias existentes, podem precisar de alguma comida na hora do jantar; mas esta refeição deve ser muito leve.
Ninguém se julgue um critério para os demais - que cada um tenha que proceder exatamente como ele.
Nunca enganeis o estômago, privando-o daquilo que a saúde requer, e nunca dele abuseis impondo-lhe uma carga que não deve levar.
Cultivai o domínio próprio. Refreai o apetite; conservai-o sob o controle da razão.
Não julgueis necessário abarrotar a mesa com alimento insalubre quando tendes visitas.
A saúde de vossa família e a influência sobre vossos filhos devem ser consideradas, tanto quanto os hábitos e gostos de vossos hóspedes.
Para alguns é demasiado forte para ser resistida a tentação de ver outros tomarem a terceira refeição, e imaginam que estão com fome, quando a sensação não é um pedido de alimento da parte do estômago, mas um desejo da mente que não foi fortalecida pelo firme princípio, nem disciplinada para negar-se a si mesma.
Com respeito à questão do regime, esta questão deve ser tratada com tanta prudência que não dê a impressão de imposição.
Deve ser mostrado que tomar duas refeições é muito melhor para a saúde do que três. Não deve, porém, haver imposição autoritária.
Os dias agora estão ficando mais curtos, e será ocasião oportuna para apresentar esta questão.
À medida que os dias se encurtam, tome-se o almoço um pouco mais tarde, e então a terceira refeição não será julgada necessária.
Com respeito à terceira refeição, não torneis compulsório o tomar apenas duas refeições.
Alguns têm melhor saúde tomando três refeições leves, e quando se limitam a duas, sentem muito severa a mudança.
Conselhos sobre Regime alimentar pág 176-177-178
Nenhum comentário:
Postar um comentário