segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Zedequias;o Rei de Israel


Mas nem ele (rei Zedequias), nem os seus servos, nem o povo da terra deram ouvidos às palavras do Senhor que falou pelo ministério de Jeremias, o profeta.
Contudo, mandou o rei Zedequias a Jucal, filho de Selemias, e a Sofonias, filho de Maaseias, o sacerdote, ao profeta Jeremias, para lhe dizerem: Roga, agora, por nós ao Senhor, nosso Deus. Jeremias 37;2 e 3
Suponhamos que estamos numa sala de aula.Ali estão vários alunos,é um dia de prova e um dos “principais alunos” o qual é líder do grêmio estudantil decide faltar a aula para irem a um novo parque aquático que acaba de se inaugurar.Com ele;levou simplesmente todo o seu grupo; 22 alunos.Para uma sala que tem 35 alunos restaram apenas 12 alunos.Além de faltarem em dia de prova esses alunos,deixaram encarregado um outro colega de classe para que ele copiasse a matéria para o restante (os 23 que faltaram).
Você deve estar pensando “Bobo é quem ficou de copiar a matéria para o restante dos 23 alunos!”ou “Eu não copiaria,enquanto se divertem” ou também pode você estar pensando “Se estivessem realmente interessados na matéria que deveria ser copiada;Concerteza não matariam aula.” E é justamente neste ponto que eu gostaria de chegar.
Existe uma enorme falta de compromisso e irresponsabilidade entre as pessoas,sejam elas adultos,crianças,jovens ou idosos;Todos tem algum tipo de compromisso ou responsabilidade;E com certeza algum dia “deixam a desejar”
Como na história que você acabou de ler acima,é muito fácil sair para se divertir e deixar outra pessoa encarregado da nossa suposta responsabilidade.Quando geralmente é me designada uma tarefa e eu não cumpro,com meu dever,qual seria a 1 ªpalavra ,que eu receberia como “Elogio”?
A palavra: Irresponsável.Quando temos uma responsabilidade não podemos fugir dela,pois atrás desta: Há outras Grandes responsabilidades.
E esta cresce ainda mais se tivermos um cargo ou alto posto em nossa sociedade;pois teremos que usar nossa influência para o bem de um todo.

O TEXTO NO CONTEXTO

Na época do antigo povo de Israel,existia um rei.Com grande influência sobre o povo,todos os seus passos eram seguidos até os passos mais abomináveis perante Deus eram seguidas.Exemplo disso:( Jeremias 32;35) A idolatria virou epidemia em Israel.O rei comandava aquela nova onda ;da qual a Deus repugnava. Deus diariamente enviava seus profetas ao povo para lhes alertar de seu erro e de seus pecados,mas em vez disso o povo Matava seus profetas (Mateus 23;37-- Lucas 13;34)e o Rei nem se importava com que o povo pensase a respeito de seus ídolos ou de Deus.O Deus que abriu o mar vermelho,que tirou seu povo de escravidão;e alguns ainda perguntam porque Deus permitiu que o povo andasse pelo deserto “vagando” por 430 anos ( êxodo 12;40)? E a bíblia nos responde.Israel era um povo ingrato!quem tirou o povo do Egito?Se você respondeu Deus ,acertou na resposta e a bíblia confirma isto. E o povo passou fome? Passou frio? Passou calor?parece coisas simples mas olhe o que a bíblia nos fala sobre isto.Eles foram guiados por Deus a todo momento. (êxodo 13;17 á 22) O MAR PERANTE ELES FOI ABERTO (Êxodo 14:15 á25) Eles puderam ver com seus próprios olhos o milagre de uma água amarga se tornar em água doce (Êxodo 1522 á 27) e ainda nunca passaram fome (Êxodo 16; 1 até 36) Além de muitas outras coisas.O povo se esqueceu do próprio Deus.
1 Prova disto : “ Ouvi a palavra do Senhor, ó casa de Jacob, e todas as famílias da casa de Israel:
2 Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade e tornando-se levianos?
3 E não disseram: Onde está o Senhor, que nos fez subir da terra do Egito? que nos guiou através do deserto, por uma terra de charnecas e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra em que ninguém transitava, e na qual não morava homem algum?
4 E eu vos introduzi numa terra fértil, para comerdes o seu fruto e o seu bem: mas, quando nela entrastes, contaminastes a minha terra, e da minha herança fizestes uma abominação.
5 Os sacerdotes não disseram: Onde está o Senhor? E os que tratavam da lei não me conheceram, e os pastores prevaricaram contra mim, e os profetas profetizaram por baal e andaram após o que é de nenhum proveito.” Mas Deus sempre querendo dar uma segunda chance ainda diz:
“Portanto, ainda pleitearei convosco, diz o Senhor; e até com os filhos dos vossos filhos pleitearei.” ( Jeremias 2;4 á 9)
Vinde, então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã´” Isaias 1;18
O povo de Israel foi longe demais,Mas Deus NUNCA os abandonou,e em toda a bíblia há manifestação de sua bondade e misericórdia.Amém!
Zedequias assim como o jovem da história acima não queria ter um comprometimento com Deus.É muito “fácil” desprezar a palavra de um profeta enviado por Deus e ainda dizer:Roga agora a Deus por NÓS.assim como sem fé é impossível agradar a Deus (hebreus 11;6)Assim te digo hoje que sem um Comprometimento é impossivel agradar a Deus.
Quando você faz um estagio,se estiver precisando de um dinheiro e um emprego,se você estiver gostando do emprego,logicamente que em conseqüência disso você dará o seu melhor;Ainda mais se souber que o ramos é competitivo e que existem mais pessoas lutando por aquela mesma vaga que você.
É preciso se dar para aquilo que quer alcançar!Assim também como se alcança uma determinada meta se não se tem um esforço de sua parte? Será que o futuro patrão veria em você algum interesse por aquele emprego?alguma qualidade em você veria ele?
É preciso demonstrar interesse,envolvimento.Deus também quer isso de nós! E não simplesmente meras palavras como “Eu te aceito o Deus”.Deus pode fazer tudo sozinho mas Ele prefere contar conosco,para nosso crescimento moral,intelectual,físico e espiritual.Bom né? Então faça já sua parte .Não se permita acomodar-se o momento é hoje e a hora é AGORA!
Zedequias não deu ouvidos a palavra do Senhor.E você tem dado? Tem andado conforme o Senhor Deus tem pedido.Deus sabe todas as coisas,se ainda não recebeste o que queres é simplesmente amigo porque Deus vê o futuro e nos NÃO.contente-se em saber disso.As vezes criamos grandes planos grandes expectativas mas é Deus quem sonda os corações e vê o nosso futuro.( prov 21;2) Faça sua parte.Confie em Deus de todo o coração;
1 Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
2 Deleita-te, também, no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração.
3 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
4 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.
Descansa no Senhor e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.
Salmos 37
Se você tem confiado tudo o que tem nas mãos do Senhor ..se tranqüilize pois Bem aventurado és.No momento certo tua recompensa virá,porque compensa servir a Jesus.Não desista pois você já trilhou um longo caminho.Confie em Deus agora e mais do que nunca pois você poderá ROGAR A DEUS ,PEDIR A DEUS e ELE satisfará suas principais necessidades ..porque Deus olha as prioridades da tua vida,ele atende as suas NECESSIDADES e não suas vontades!
1 Rei Zedequias infelizmente pediu que o profeta jeremias rogasse a Deus E QUANDO Deus lhe enviava as respostas ele não as aceitava,recusava ouvir a voz de Deus e o fim de sua história nos bem sabemos : E sucedeu que, vendo-os Zedequias, rei de Judá, e todos os homens de guerra, fugiram então, e saíram de noite da cidade, pelo caminho do jardim do rei, pela porta de entre os dois muros; e saiu pelo caminho da campina.
2 Mas o exército dos caldeus os perseguiu; e alcançaram a Zedequias nas campinas de Jericó, e o prenderam, e o fizeram ir a Nabucodonosor, rei de Babilônia, a Ribla, na terra de Hamath, e ali o sentenciou.
3 E o rei de Babilônia matou os filhos de Zedequias em Ribla, à sua vista: também matou o rei de Babilônia a todos os nobres de Judá.
E arrancou os olhos a Zedequias, e o atou com duas cadeias de bronze, para levá-lo a Babilônia.( JEREMIAS 39;4 Á 7)
Seu fim não precisava ser assim;Deus pediu que ele se entregasse como servo ao novo rei Nabucodonosor ou ele seria morto.por não ouvir a palavra do SENHOR ele e todos os seus filhos perecerão.
Como você tem estado ante as respostas do Senhor? É mais fácil de aceitar quando parece estar favorável a sua situação? É dificil ouvir um Não de Deus? Em suas escolhas pois elas poderão traçar seu fim.
Deus quer pessoas decididas a fazer sua vontade.que você possa se fortalecer Nele.por pior que seja a luta não há ninguém melhor que Ele para te entender e ajudar.O cristão passa luta,todos passam,passam provas duras para que nosso caráter seja purificado.Até davi passou pelo vale da sombra da morte,todos passam por lá algum dia,alguns passam com Deus ..e apenas passam,outros preferem passar “sozinhos” e lá permanecem até o dia de hoje,poisApenas em Deus encontramos forças para vencer.


Que Deus te abençoe e te ilumine para que suas decisões sejam opostas as de Zedequias

Qual é o homem que teme ao Senhor? ele o ensinará no caminho que deve escolher.
A sua alma pousará no bem, e a sua descendência herdará a terra.
O segredo do Senhor é para os que o temem; e ele lhes fará saber o seu concerto.

Salmos 25;12,13 e 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário