segunda-feira, 9 de abril de 2012

Síntese de Salmos 119- Tau ( parte 22)





Salmos 119;169-à-176

Olá Amigos e irmãos! É com alegria que postarei aqui o fim de nossa síntese do salmos 119.Foi uma benção em minha vida estas meditações.

Assim como Diz Davi,devemos meditar na lei do Senhor de dia e de noite.Parece muito? O necessário para desviar nossa mente do terreno para o eterno e nos conduzir para mais perto do Deus da salvação.
Obrigada por ter me acompanhado nesta jornada de bençãos.
Que a glória de Deus inunde sua vida e te faça crescer.Louvado seja Deus!
Vamos lá!




169- "Chegue a ti o meu clamor, ó Senhor: dá-me entendimento, conforme a tua palavra."

Assim como Davi,devemos manter-nos em posição de dependência de Deus e humilhação perante Aquele que É O TODO PODEROSO.
Que nossas orações possam conter a súplica por entendimento e sabedoria que vem de Deus.
Ser "sábios" segundo os critérios do mundo,grande maioria parece concordar;Mas a sabedoria que vem do Alto,o "Assim diz O Senhor" e Sua palavra,é o que nós verdadeiramente necessitamos URGENTEMENTE.


170- "Chegue a minha súplica perante a tua face: livra-me, segundo a tua palavra."

Deus tudo sabe,ouve e vê.
Davi tinha um relacionamento de amizade com Deus,ele sabia que nada,e nem palavra alguma passa despercebida aos olhos de Deus.Mas neste verso Davi pede que Deus olhe com atenção,que leve a sua súplica perante a Sua própria face e lhe conceda uma benção.
Davi orou segundo a palavra.Precisamos nos basear na palavra de Deus para fazermos nossas orações,devemos conhecer a palavra,vivê-la,obedecê-la,ORAR SEGUNDO A PALAVRA,em conformidade com ela.



171-"Os meus lábios proferiram o louvor, quando me ensinaste os teus estatutos."

172-"A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça."

Existem muitos motivos para louvarmos a Deus.Se como muitos professos cristãos dizem que a lei foi abolida na cruz do calvário,Davi seria um ultrapassado em querer louvar a Deus por seus mandamentos.
Louvar a Deus porque nos concedeu Seus mandamentos ,Sua lei perfeita é a decisão mais sábia que é confiada aos seres humanos.Davi confirma isto.
A lei de Deus é a verdade e também Justiça(Sl 119;142).
Davi não foi salvo pela lei,não foi salvo pelas obras.Em toda a história humana só existiu um meio de salvação em Cristo,a salvação pela GRAÇA.Toda a Bíblia mostra isto desde o Éden e o Gênesis até o Apocalipse.
O Cordeiro morto no jardim do Éden até o povo de Israel em suas peregrinações no Egito;tipificavam apenas um só meio de salvação. A GRAÇA DE JESUS.
A lei exigia a morte de seu transgressor. (1 Jo 3;4) e o salário do pecado é a MORTE (Rm 6;23)

Adão e Eva desobedeceram a Deus,foram expulsos,por mais que Deus os amasse,a justiça deveria ser feita.
O governo de Deus sempre foi de ordem e sempre existiu a Sua santa lei,a qual Ele mesmo escreveu e nos deu.(Ex 31;18)
A humanidade estava perdida e condenada para sempre a morte,e isto era JUSTO.Pois pecamos,desobedecemos a Deus,quebramos Sua lei,e sempre fomos avisados de que a desobediência traz sérias consequências,entre as quais o afastamento de Deus.

Mas ....

"E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo, por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
Isto é, Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação." 2 Co 5;18 e 19

Jesus se fez MALDITO por nós (Gl 3;13) A justiça de Sua própria Lei cumpriu-se nEle (Rm 8;3 e 4)

Deus poderia ter refeito Sua lei,decretado novas leis,que não exigisse a morte do transgressor,tudo isso para livrar Seu único e precioso Filho e Herdeiro.
Mas a lei é a expressão exata do caráter de Deus,Ele é tão justo que não pode negar-se.
Sua justiça,Sua ira recaiu,sobre acale que foi crucificado em lugar da raça humana.Jesus tomou o seu e o meu lugar.

Jesus nos perdoou,tomou nosso lugar e nos libertou.
Agora a Lei de Deus ainda tem valor?Posso fazer minhas vontades,o que quero,pois sou livre em Jesus?

"Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei." Rm 3;31

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir, mas cumprir.
Porque, em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar, será chamado grande no reino dos céus." Mateus 5;17 à 19

Se a lei fosse sem valor,Cristo não precisaria obedece-la.Como seres humanos podem a desprezar?
É IMPOSSÍVEL? pesada de obedecer?

"Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados;"
1 Jo 5;2-3




173-"Venha a tua mão socorrer-me, pois escolhi os teus preceitos."

Se um filho é fiel e obediente,sempre terá o favor de seu pai.
Deus é Bom com justos e injustos,porém "Com o benigno te mostras benigno; com o varão sincero te mostras sincero;Com o puro te mostras puro; mas com o perverso te mostras avesso." 2 Sm 22;26,27

Deus é Santo e Justo,conhece os caminhos de cada ser humano,socorre os que lhe invocam em espírito e em verdade.
Sabe livrar em tempo oportuno e virá para dar a cada um a sua recompensa,conforme as suas obras (Apoc 22;12).
Obras não salvam,porém a conversão genuína em Cristo produz frutos,nova conduta,novo proceder,com boas obras.
Essas boas obras são um canal pelo qual abençoamos aos que estão em nosso redor e demonstramos o amor de Deus à nosso semelhante e em nossa vida (Mt 5;16).




174-" Tenho desejado a tua salvação, ó Senhor; a tua lei é todo o meu prazer."

Davi amava tanto a lei de Deus que suspirava por ela,via felicidade em obedecê-la.Sabendo que ela não era um fim em si mesma,mas conduzia a Cristo.

"De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados" Gl 3;24

Existem pessoas que dizem que a lei só mostra "nãos" e proibições,além de mostrar-nos nossos pecados.Como pode Davi ver felicidade na lei de Deus?

Com o olhar humano não conseguimos enxergar beleza nas coisas divinas.Necessitamos entregar nossos pensamentos a Deus e permitir que Ele nos molde pelo Seu caráter.

A lei é como um espelho que nos mostra aonde falhamos.Olhamos nossa situação e desejamos nos limpar,purificar.Não podemos nos limpar com o espelho (salvação pelas obras),porque isso só nos fará piorar a situação,isso nos machucará.
Por isso devemos buscar algo que nos livre desta maldita sentença (pela desobediência)...então é nos ofertada a graça de Cristo,que nos redime,limpa purifica e aproxima-nos de Deus.
A partir Daí a Lei passará a ser para nós um muro de proteção,seremos aprovados perante Deus, andaremos em conformidade com seus ensinos.Teremos prazer em servi-lo.Um servo procura saber a vontade de seu senhor para obedece-lo. (..."mas entendei qual seja a vontade do Senhor." Ef 5;17).



175-"Viva a minha alma, e louvar-te-á: ajudem-me os teus juízos."

Para quem são seus dias?seu prazer? seu louvor? com que finalidade você vive e respira?
Davi fez uma linda petição: "Que eu viva para te louvar."
E motivos não faltam!
"E que me ajudem,me amparem os teus ensinamentos!
Nossa vida como servos de Deus,deve ser pautada nos ensinamentos de Cristo,e Cristo e Sua palavra tem poder para nos sustentar e amparar.
Se você vive me função de Cristo,Ele lhe guiará no Caminho da Verdade.Você se achará no Abrigo e Fortaleza de Cristo.
A graça de Cristo modifica nosso coração,e nos ajuda a entender que a lei é Boa,Santa,Justa.



176-"Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos."

Você já se sentiu sem rumo e direção? sem saber o que fazer,que decisão tomar?
Clame a Deus querido amigo!Peça que Deus o busque como Seu Pastor.Não esqueça-se de que os mandamentos de Deus são vida (Prov 4;22 ).

"Porque o mandamento é uma lâmpada, e a lei uma luz, e as repreensões da correção são o caminho da vida," Prov 6;23

A lei de Deus é a expressão viva de Seu caráter,proteção para Seus filhos,alento e paz para Seus servos fiéis.
Aqueles que buscam aprender da lei de Deus,do próprio Cristo,terão prazer e amor a Seus ensinamentos,encontraram o caminho pleno e feliz da vida com Jesus.Terão encontrado Seu legitimo Pastor.
Nada mais feliz,verso tão bonito e profundo para terminar esta série de estudos de salmos 119.
Um clamor para que o Pai,resgate uma ovelha que está longe,mas que não esqueceu-se dos ensinamentos do Pai.Pois estes são eternos.

Que a graça de Cristo que excede todo ensinamento possa tomar posse de Sua vida e Ser e lhe conceder prazer em obedecer a Cristo;
Quer você hoje experimentar do prazer de obedecer os mandamentos de Deus?
Esqueça boatos humanos,o que importa é obedecer a Deus!Estar bem e em paz com Ele.

"Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens." Atos 5;29

Peça que Deus o liberte de ideias pré-concebidas e lhe dê um novo coração disposto a obedecer.Creia que para Deus isto é possível e você é o alvo do amor de Deus...Ele irá lhe atender.
Ore com sinceridade e peça a Cristo sua condução...Deus lhe abençoe e lhe ajude a entender as maravilhas da lei de Deus.

"Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes, hoje, a sua voz,
Não endureçais os vossos corações,..." Hb 3;7 e 8

Não deixe para amanhã a felicidade que Deus lhe proporciona hoje.

Deus lhe abençoe amigo!

AMÉM


Nenhum comentário:

Postar um comentário