domingo, 3 de abril de 2011

O verdadeiro JEJUM


Olá amigos!
Hoje vamos falar sobre algo muito edificante e primordial na vida de um Cristão.
"Abstinência ou abstenção total ou parcial de alimentação em determinados dias, por penitência ou prescrição religiosa ou médica.
(Dicionário Aurélio)"
Existe sim o jejum médico,mas nós iremos falar do jejum que Cristo nos ensinou.
Sempre gostei de participar de jejuns (com muitas pessoas unidas em um só propósito) ou um jejum entre mim e Deus somente.Porém eu não sabia a "Fórmula do jejum".
Só para se ter uma idéia eu jejuava enquanto dormia...fácil né? Quando eu acordava simplesmente entregava o Jejum e pronto!
Logo depois,caiu em minha consciência que aquilo não estava certo! (só Deus mesmo...)Então passei a fazer longos períodos de abstinência,os quais me deixavam irritava em vez de mais perto de Deus.Hoje posso admitir que eu não sabia jejuar,mas Cristo com sua bondade,me conduziu até o rumo certo!
Ontem foi um dia de jejum e oração em minha igreja.Pratiquei o jejum durante a semana (com alguns propósitos),para que ao chegar sábado eu pudesse passar o dia em jejum.
Pois é...fiquei meio período,não estava me sentindo muito bem,era um jejum parcial pois eu estava bebendo água,e novamente aprendi algo. Quando entre os períodos de oração houve uma palestra sobre o jejum foi ai que eu me realizei...Confira agora alguns passos;

1º- O jejum era usado por várias pessoas desde a época de Jesus,Reis,príncipes,rainhas,todos proclamavam jejuns.

2º-O jejum tinha como primeiro objetivo se aproximar mais de Deus,já que com o estômago muito cheio,nossa energia é usada para a digestão e o raciocínio fica lento,com menos alimentos,ou se possível,sem alimentos a mente fica mais perceptiva a ouvir a voz de Deus.

3º-O jejum não necessariamente precisa ser feito com abstinência total,para aqueles que tem algum tipo de fragilidade em sua saúde.Não á problema algum querer e poder fazer um jejum de abstinência total.É sempre bom ir agindo aos poucos,sem fanatismo e sem ir aos extremos.

-Nos períodos de jejuns,devemos levar a mente a Deus,levar até Ele as nossas fraquezas e dificuldades.

- O jejum era considerado um período de humilhação,de total dependência de Deus.

-Jesus disse:"Não fiquem tristes quando estiverem de jejum".Pois o Jejum é um descanso para o corpo e um alivio para a mente!
"E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados, como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Porém tu, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em oculto; e teu Pai, que vê em oculto, te recompensará. O tesouro no céu. O olho puro. Os dois senhores." Mateus 6;17 á 18
Olhe estes textos:

"Então Josafá temeu, e pôs-se a buscar o Senhor; e apregoou jejum em todo o Judá." 2 Cronicas 20;3
-->Pra buscar ao Senhor

"Então apregoei ali um jejum, junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho direito para nós, e para os nossos filhos, e para a nossa fazenda."Esdras 8;21
-->Para pedir uma benção de Deus

"E NO dia vinte e quatro deste mês, se ajuntaram os filhos de Israel, com jejum e com sacos, e traziam terra sobre si."Neemias 9;1
-->Humilhação perante Deus

"E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegava, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em saco e em cinza." Ester 4;3
--> Para levar a Deus as nossas dificuldades

"Então o rei dirigiu-se para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono." Daniel 6;18
-->Para um período de meditação

"E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e rogos, com jejum, e saco e cinza." Daniel 9;3
-->Para um dia de intensa Oração

"E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor." Jonas 3;5
-->Para o arrependimento

"Assim diz o Senhor dos Exércitos: O jejum do quarto mês, e o jejum do quinto, e o jejum do sétimo, e o jejum do décimo mês será para a casa de Judá gozo, e alegria, e festividades solenes: amai, pois, a verdade e a paz." Zacarias 8;19
--> Um dia de reconciliação,e renovação espiritual com Deus,e alegria!

"Mas esta casta de demónios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum." MATEUS 17;21
-->Para ter mais poder em Cristo


"O Verdadeiro JEJUM,que deve ser recomendado a todos,é a abstinência de qualquer espécie estimulante de alimento,e o uso apropriado de alimento saudável e simples,que Deus proveu em abundância.
Precisam os homens pensar menos acerca do que hão de comer e beber,alimento temporal,e muito mais acerca do alimento do céu,que dará tono e vitalidade á experiência religiosa toda.
Agora e daqui por diante até ao fim do tempo,deve o povo de Deus ser mais fervoroso,mais desperto,não confiando em sua própria sabedoria,mas na sabedoria de seu LÍDER,devem pôr de parte dias de JEJUM E ORAÇÃO.
Pode não ser requerida a completa abstinência de alimento,mas devem comer moderadamente,do alimento mais simples.
Todo o JEJUAR do mundo NÃO SUBSTITUIRÁ A SIMPLES CONFIANÇA NA PALAVRA DE DEUS.
"Pedi,diz Ele,"e recebereis."...Não somos chamados a JEJUAR 40 dias.O Senhor suportou esse JEJUM por vós,no deserto da tentação.Não haverá virtude em semelhante jejum;Há porém virtude no SANGUE DE CRISTO.
O espírito do verdadeiro jejum e oração é o espírito que rende a Deus MENTE,CORAÇÃO E VONTADE."


CONSELHOS SOBRE SAÚDE PÁG 188/189 Ellen g.whitte


Este trecho sinceramente me motiva a continuar buscando a presença de Deus através do verdadeiro JEJUM.
Cristo não preciona-nos a fazer sacrifícios,pois tudo Ele O quer por amor e por nosso livre arbitro. (Romanos 12;1 e 2)
Tanto é que podemos recordar a história...
Disse Jesus; "Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm que comer.
E, se os deixar ir em jejum para as suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe." Marcos 8;2,3
Jesus poderia ter dito " Para me buscar eles necessitam fazer este sacrifício,pois afinal Eu sou Santo e eles necessitam de ser purificados." Mas para alegria de NÓS pecadores,Jesus mostrou compaixão,isso também nos mostra que nem todos podem fazer jejum de abstinência total.
Que tal um JEJUM saudável,equilibrado e leve? QuE tal começar aos poucos?
MÃOS A OBRA,A ORAÇÃO ANDA JUNTO COM O JEJUM.
A combinação jejum e oração podem ser o fator decisivo em suas atitudes e vida cristã diária.

Bom Jejum,com Oração Seguindo o Exemplo do Mestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário