quinta-feira, 8 de abril de 2010

A ERA DA POPULARIDADE


Pelo que se parece a “tal” da popularidade sempre esteve presente em todas as eras,em todas as gerações,enfim...sempre presente.A popularidade talvez seja um fator que determine um emprego,um cargo importante;Mas afinal de contas,COMO,QUANDO,ONDE E PORQUE surgiu a Popularidade?É ma ferramenta usada para o bem ou para o mal?Como um jovem cristão pode se valer da popularidade?É correto usá-la para conquistar objetivos ou crescer na área profissional?
Bom como o titulo do blogger já diz: A Bíblia é um DIÁRIO ABERTO.Portanto abriremos O diário para descobrirmos,e veremos NELA o tema de hoje “A ERA DA POPULARIDADE”

A HISTÓRIA
1 E ERA toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2 E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale, na terra de Sinear; e habitaram ali.
3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos, e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre, cujo cume toque nos céus, e nos tornemos celebres, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5 Então desceu o Senhor, para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6 E disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.

A confusão das línguas

7 Eia, desçamos, e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8 Assim o Senhor os espalhou dali, sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra. (Genesis 11;1 á 9)

ANALISANDO A HISTÓRIA;
Depois de lermos esta história,vemos o nosso verso chave: verso 3 e 4.
Em uma bíblia em linguagem de hoje é bem provável encontrarmos a versão :Nos tornemos famosos.O objetivo daquele povo eram não serem espalhados por águas de dilúvio novamente.Além disso eles queriam se tornar celebres,famosos,ou melhor populares mas por suas obras,queriam “se aparecer” atraves de sua grande obra e sua esperteza.
Notemos alguns pontos;Aquele povo era descendente de Noé; E Noé por sua vez era um homem temente a Deus e O amava muito.As histórias naquela época eram passadas de pai para filho e portanto todos aqueles homens já tinham ouvido falar do livramento que Noé tinha recebido com sua familia,concerteza também já tinham ouvido falar da promessa descrita em Gênesis 9;11 á 17
1 E eu, convosco, estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio; e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.
2 E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.
3 O meu arco tenho posto na nuvem; este será por sinal do concerto entre mim e a terra.
4 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.
5 Então me lembrarei do meu concerto, que está entre mim e vós, e ainda toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda a carne.
6 E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar do concerto eterno entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.
E disse Deus a Noé: Este é o sinal do concerto que tenho estabelecido entre mim e toda a carne, que está sobre a terra.
Porém isso não impediu que a maioria dos homens se rebelassem contra Deus.
Talvez você possa estar pensando:”_Mas que povo rebelde, teimoso...” Mas lembre-se que naquela época nós,eu ou você poderíamos estar “ajudando” naquela grande construção.Repense alguma vez você já recebeu um bom conselho e O desprezou? Virou as costas algum dia para um bom conselho de seu pai ou mãe?Ou até mesmo você abriu a bíblia,leu alguns conselhos ,mas decidiu fazer a sua vontade e ignorou o que Deus lhe dizera.?!Bom gostaria de reforçar que ignoramos bons consellhos constantemente.Mas o pior estagio é abandonar os conselhos e as promessas do poderoso Deus nosso Criador.
Quando Deus não vai a nossa frente,as coisas desmoronam,ou simplesmente a “torre” cai.Pode ser uma fortaleza,ela ruirá.A torre de babel veio ao chão como resultado de um grupo de pessoas não chamarem Deus para ser o Arquiteto principal,como resultado de não se agradarem dos conselhos de Deus.Moisés em determinada ocasião em sua vida reconheceu firmemente que Deus precisava estar com ele em todos os projetos e disse: Então disse-lhe: Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui.” Êxodo 33;15

A POPULARIDADE *
A popularidade pode ser usada pelos jovens com o objetivo de crescer profissionalmente,porém como jovens cristãos temos alguns preceitos a lembrar:
“ Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Proverbios 3;5 e 6
O crescimento não é para nós jovens cristãos o resultado de sair atropelando pessoas e furtando seus planejamentos.Crescer é fazer a vontade de Deus em 1° lugar e saber que as outras coisas e todo o crescimento será acrescentado. (mateus 6;33)
Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Porém é BOM lembrar que Deus faz a parte Dele.Você tem participação e portanto deve se esforçar na medida do seu possivel sabendo que o Impossivel é a parte onde Deus entra.Que sociedade!!
Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.” Marcos 10;27
Faça sempre Bem feito,no capricho o que tens a fazer:”.... Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças,..”Eclesiastes 9;10
Andando com Deus você se torna popular e o principal essa popularidade com Deus não afeta o seu próximo de maneira (má) e te incentiva a caminhar com Ele todos os dias.Não em busca de barganhas mas em busca de um relacionamento fiel.
Faça o melhor que puder sempre e evite se comparar com os outros,cada qual tem sua capacidade e habilidade.Faça como se o fizesse para Deus.DÊ O SEU MELHOR.
“ A ti, também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.” Salmos 62;12
Davi foi popular,por ser valente nas guerras e em seu reinado,mas você pode recordar como ele começou?mostrando toda sua habilidade no simples cuidado com as ovelhas de seu pai.( Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei;) mateus 25;23
Você lembra também quem foi o conselheiro de Davi? DEUS.
Salomão foi celebre por sua sabedoria e riquezas, e quem foi seu conselheiro? Deus.
Abraão o pai da fé,quem é fez grande e prospero? Deus.Até mesmo Jó,homem respeitado por onde andava e quem o instruiu? Deus.
Até aqui vimos vários exemplos de pessoas que foram celebres por amarem a Deus e o apostolo Paulo não poderia ficar de fora desta lista.Paulo foi “O procurado” quem perseguia o evangelho de Cristo,agora era famoso por suas pregações e por amar a Deus.Foi morto crendo naquilo que pregava a outros e obteve a salvação em Cristo.Quando escolhemos a Cristo,poderemos até sermos perseguidos,” É necessário que ele cresça e que eu diminua.”João 3;30
Importa que sejamos exemplo para aqueles em trevas,importa a pregação do evangelho,importa sermos fieis e leais a Deus.
E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma: temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.”Mateus 10;28
O segredo do sucesso é se submeter a vontade e conselhos de Deus,é andar com cristo todos os dias,é sermos humildes,é fazer a nossa parte,e deixar que Cristo habite em nossa vida,” Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”“ mateus 5;16
Que Cristo habite em seu viver,que diminuamos e cresçamos na graça e no amor de Cristo.Que Deus te abençõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário