segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Por que ser vegetariano trouxe qualidade de vida a celebridades?


Por ALESSANDRA VESPA

SÃO PAULO – Qualidade de vida é um dos assuntos que nunca fica fora de moda, assim como o vegetarianismo. A técnica alimentar de não ingerir carne, seja ela vermelha ou branca, pode não ser muito aceita pelos tradicionalistas, mas seus adeptos garantem que é mais do que saudável.

Desde que nasceu, Jana Rosa é vegetariana. Sua mãe optava pelo estilo da alimentação ainda quando a VJ da MTV estava em sua barriga. “Carne sempre foi algo estranho para mim, mesmo se eu tivesse vontade de experimentar e o fizesse, o meu corpo nunca respondeu bem. Então cortei do cardápio”, contou ao Famosidades.

Atualmente, o prato favorito da apresentadora é arroz, feijão, abobrinha, omelete, salada, purê de mandioquinha e cenoura. Mais saudável impossível!

Interessante, mas sua preferência pelos pratos de comida coloridos não é apenas pelo sabor. “O seu paladar fica mais refinado, pois você começa a descobrir novas possibilidades. Minha saúde e energia também ficaram melhores, e minha pele muito boa!”

Quem partilha da mesma opinião é Luiza Mell. A apresentadora parou de comer carne na adolescência, com 13 anos, “por respeito aos animais”. Para quem não sabe, a loira é uma ferrenha defensora dos bichinhos e, por conta disso, nem vai a churrascos.

“Não tenho vontade nenhuma de ir, para mim churrasco não é um pedaço de bife, é um bicho que morreu.”

Porém, ela não foca sua alimentação apenas nesta questão. Ela pensa em sua própria saúde também: “Eu nunca mais engordei. Antigamente eu tinha um problema horrível com a balança, agora aprendi a comer melhor, coisas naturais. Consigo me saciar. O meu cabelo melhorou e como eu não como gordura animal, minha digestão é ótima”.

Também conversamos com uma profissional.

Paula Gandin é nutricionista funcional e Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional. Ela concorda com as mudanças que as artistas se referiram e explicou: “Por experiência de consultório, a partir do momento que o vegetariano equilibra sua alimentação, tudo em relação à saúde do organismo melhora”.

A profissional vai além: “Vê-se a melhora de diabetes, doenças crônicas, sono tranquilo, menos dor de cabeça, menos insônia, menos alergias como rinites, humor controlado, menos ansiedade, menos nervosismo, memória boa, concentração e disposição em pessoas que têm uma alimentação equilibrada”.

Vale focar na palavra equilíbrio. Sobre isso, Luisa Mell explanou bastante. Para ela, a pessoa não pode parar de comer carne e não substituir as vitaminas que ela oferece. “Você fica doente. Tem que estudar para ter uma alimentação completa e repor tudo certinho”, afirmou.

Voltamos à questão: ser vegetariano é saudável? Depende. “O fato de tirar carne do cardápio tem que estar atrelado a comer melhor. Tem muito vegetariano que tira a carne, mas não equilibra, continua comendo fritura, alimentos pesados. Se torna um padrão errado”, garantiu Paula.

Portanto, continuar procurando proteínas em outros alimentos é essencial. E os resultados são, além de visíveis, comprovados, conforme pontuou a nutricionista: “O que os estudos mostram, comparando um onívoro com um vegetariano, é que os índices de doenças são menores no segundo. Então, existe um fator protetor na alimentação vegetariana em um todo que traz estes resultados”.

A posição da American Dietetic Association (ADA) – Associação americana que estuda dietas - sobre o assunto é a seguinte:
'A alimentação vegetariana apropriadamente planejada, incluindo dietas veganas [exclusivamente vegetal], são saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem proporcionar benefícios para a saúde, prevenção e tratamento de certas doenças. Bem planejada, a alimentação vegetariana é apropriada para indivíduos durante todas as fases do ciclo de vida, incluindo gravidez, lactação, infância, adolescência e também para atletas.'

Luisa Mell continua em sua luta no vegetarianismo pela saúde e para ajudar os animais. “Não posso mudar o mundo, mas posso mudar a minha vida”.

Matéria extraida de: MSN


Filho de Deus! Esta matéria te recorda a Dieta Original??

Gn 1:29 / 2:9


Abraços; até +

Day Stos

Nenhum comentário:

Postar um comentário