Na imagem Acima uma Beterraba Açucareira e a Beterraba Vermelha.
E livro Dr. Schneider do qual foi extraído este artigo.
Beterraba Vermelha:
Em sua composição destaca-se a elevada proporção de carboidratos(açúcares),como a sacarose e a frutose,que pode chegar até a 10 % de seu peso.Isso torna a Beterraba vermelha uma das hortaliças mais ricas em açúcares,superada unicamente por outra de suas variedades: a Beterraba Açúcareira.
Benefícios:
- Antianêmica:
Seu conteúdo em ferro (1,80mg/100g) e em vitamina C (30mg),que favorece a absorção desse mineral,é bem mais modesto e não explica por si só a notável ação antianêmica da Beterraba.
Provavelmente seja um de seus componentes,ainda não bem identificado,que atua estimulando a HEMATOPOIESE (produção de células sanguíneas na medula óssea).
O maior efeito antianêmico da Beterraba é obtido tomando-se 50 à 100 ml do suco FRESCO recém obtido,antes das refeições,2 vezes ao dia.
Especialmente indicado nas anemias que não respondem bem ao tratamento com ferro e que costumam ser causadas por uma baixa produção de sangue na medula óssea (anemias hipoplásticas).
- Alcalinizante:
O alto conteúdo em sais minerais da Beterraba,especialmente de potássio,cálcio e magnésio,explica seu efeito alcalinizador sobre o sangue.
Muito recomendável em caso de gota,aumento de ácido úrico no sangue e alimentação carregada em gorduras e pobres em vegetais.
- Hipolipemiante:
A raiz da Beterraba contém uma quantidade notável de FIBRA VEGETAL,que tem a propriedade de facilitar o trânsito intestinal e principalmente de reduzir o nível de colesterol no sangue ao reduzir sua absorção no intestino.
É recomendável aos que desejam reduzir seu nível de colesterol incluam a Beterraba vermelha frequentemente na dieta.
- Laxante:
Suave,devido ao seu conteúdo de FIBRA.
- Aperitiva:
Aumenta a produção de sucos gástricos e tonifica o estômago.
- Anticancerígena:
O Dr.Ernst Schneider refere várias experiências realizadas na Hungria e Alemanha,nas quais conseguiu a redução ou desaparecimento de tumores cancerígenos após a administração diária de 250 g de Beterraba vermelha ralada,ou 300-500 ml de seu suco.
Esses efeitos se produziam mesmo após ferver e concentrar o suco para fazê-lo mais tolerável ao estômago,o que quer dizer que a substância responsável pela ação anticancerígena é resistente ao cozimento.
- Pode-se comer: Crua (em saladas),Cozida (até mesmo no feijão) e Extrair seu suco (importante ingerir logo,e não guardar porções deste suco para mais tarde...)
- Fonte: Schneider,Ernst. La Salud por la Nutrición.Madrid, Editora Safeliz,1986, pág 520
Nenhum comentário:
Postar um comentário