segunda-feira, 25 de março de 2013

Porque Moisés teve que ficar com as mãos levantadas na batalha em Redifim,contra Amaleque??

Vamos ao relato de Êxodo 17:9 á 13...

"Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel, em Refidim. 
Pelo que disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque: amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. 
E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque: mas Moisés, Aarão e Hur subiram ao cume do outeiro.E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia: mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
Porém, as mãos de Moisés eram pesadas, por isso, tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela: e Aarão e Hur sustentaram as suas mãos, um de uma banda, e o outro da outra; assim ficaram as suas mãos firmes, até que o sol se pôs.
E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada."   Êxodo 17:8 à 13

Seria necessário,Moisés permanecer com as mãos levantadas durante todo o tempo da guerra,sendo Deus O TODO PODEROSO?
Você já parou para se perguntar o "Porque Moisés,teve que manter suas mãos erguidas até o final da guerra"?
A batalha não era do Senhor??Porque teria Moisés que persistir e se esforçar??

RESPOSTA E  REFLEXÃO :


Esse ato de Moisés, estendendo as mãos para Deus, devia ensinar a Israel que, enquanto pusessem em Deus sua confiança, se apegassem a Sua força e exaltassem o Seu trono, Ele lutaria por eles e subjugaria seus inimigos. Contudo, quando perdessem a confiança em Seu poder e confiassem em sua própria força, seriam mesmo mais fracos do que seus inimigos, que não tinham o conhecimento de Deus, e estes haviam de prevalecer sobre eles. Então "Josué desfez a Amaleque, e a seu povo, ao fio de espada". Êxo. 17:13.E Moisés edificou um altar, e chamou o seu nome, o Senhor é minha bandeira.Se os filhos de Israel não tivessem murmurado contra o Senhor, Ele não teria permitido que seus inimigos fizessem guerra com eles. (História da Redenção pg.133,134)




Esta história nos revela que assim como Moisés,devemos insistir,em clamar a ajuda e misericórdia de Deus,pedir Seu socorro,e depender totalmente dEle,sabendo que nEle teremos vitórias garantidas.
Deus ordenou a estrategia,Moisés colocou o exército na batalha,porém era necessário clamar a Deus,pedir Seu auxilio. Assim devemos nós fazer!
Obedecer as ordens de nosso General,sabendo que Ele tem o melhor para nossas vidas.
Devemos permanecer ao Lado de nosso Deus!
Um ótimo exemplo de permanecer clamando a Deus,em meio das provas e batalhas é através da oração,que nos relacionamos com o DEUS PODEROSO,que mantém todo universo!
Só poderemos manter-nos erguidos neste mundo,se estivermos em oração em todo tempo,contritos com Deus.
Deus lhe conceda uma ótima Semana!!! Com ótimas e intimas experiências em Oração com Deus!

5 comentários:

  1. Amém boa essa palavra deus nos ensina poderosamente

    ResponderExcluir
  2. Creio assim também , noutra interpretação verificamos que Moisés como cabeça de Israel e chefe de família, sob a determinação de Deus era quem teria que erguer as mãos, ou seja: tomar as decisões e assim Deus abençoaria como o abençoou. pois nenhuma mão (decisão) estava acima da de Moisés. Isto na família na igreja etc.

    ResponderExcluir
  3. Os filhos de Deus precisam depender mais dele para ter vitória, dar mais importância aos estatutos e mandatos do senhor.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus continue abencoando a sua pregacao

    ResponderExcluir